terça-feira, janeiro 04, 2005

O wiki do Blog!!

É verdade! Já temos wiki!

Ainda não tem praticamente nada. Eu tenho algumas ideias, mas acho que todos podíamos desde já começar a despejar ordeiramente todo o conhecimento que fomos adquirindo. Agradecia é que fossemos colocando tudo direitinho por secções.

Esta thread tem pistas muito boas para a organização do wiki!

Registem-se rápido que é para eventualmente fechar o registo ao público em geral.

URL: http://porkyspine.sytes.net/mps

O feedback do wiki é piadassecas@clix.pt.

69 comentários:

RJT disse...

o sr. TRAlves anda a trabalhar bem...

Para já, acho que o wiki devia ter secções Museu das Piadas Secas (com o registo de todas as piadas secas que foram postadas), Formação Teórica (com as discussões teóricas sobre o sequismo) e Devaneios (auto-explanatório)

RedScout disse...

Acho que também se podia aproveiar o que tu escreveste na apresentaçao do pessoal à Sofia para os profiles. :)

Porky disse...

Isso são boas ideias. Eu inicialmente achava que o wiki ia só incidir sobre a formação teórica, mas essa divisão parece-me bem.
Acrescentar páginas parece não ser algo de muito trivial. Na ajuda do wiki está um link para a ajuda oficial do mediawiki. Está lá a dizer como se faz.

Sofia Bento disse...

Eu estava mesmo a pensar nisso, RedScout. A apresentação de cada um. Ainda vou lá às vezes :)

Unknown disse...

Muito bom!
Já iniciei a edição, criando o índice referido pelo RJT. Deviamos arranjar agora categorias para cada uma das secções. Sugiro que o texto sobre cada um de nós fique no link "Community Portal", se conseguirmos mudar o nome melhor. Sugiro também que o link "Current Events" seja alterado para Downloads e começar a indexar lá os downloads que já temos disponíveis.
Vamos lá pessoal, tudo a colaborar!

Sofia Bento disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Sofia Bento disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Sofia Bento disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Sofia Bento disse...

Irr... sol, quero dizer sol! Desculpem ter apagado dois comments. não me entendo com as tags. Desisto: os primeiros ficam sempre na mesma linha e não há < b r > que me valha!

RedScout disse...

Eu também demorei algum tempo até me entender com as tags. Pelo que me explicaram (e tem funcionado desde então) tens de deixar sempre um espaço quando queres mudar de linha a seguir a uma tag. No teu caso, tens o </b> e queres mudar de linha a seguir, então tens de deixar um espaço a seguir ao </b> e antes de carregares no enter.

Sofia Bento disse...

Thanks. Eu sei que devia mudar e esta é até uma das minhas resoluções de ano novo e tudo, mas às vezes...hmmm.. quer dizer... é irresistível... e... bem.. até já experimentei no wiki e... bom, posso ser a "editora oficial"? É que, às vezes, há palavras que... não é que não fiquem bonitas...mas os códigos...sabem como é..

Sofia Bento disse...

Não sei se já todos já votaram, mas aqui fica a votação neste momento. Espero não me ter enganado:

1 - Bloseco para o melhor blosequista do ano

a) TRAlves - 5 votos
b) Nulos - 1 voto

2 - Bloseco para a piada mais imboa do ano

a) Qual é o peixe que voa? - 1 voto
b) Sabem qual é o hobbit mais rápido do Shire? - 3 votos
c) Como é que se sabe se um filme é da escola do Quentin Tarantino? - 1 voto
d) Nulos - 1 voto

3 - Bloseco para o devaneio seco mais imbom do ano

a) "Urinol...", por TRAlves - 6 votos

4 - Bloseco para o acontecimento blosequista mais imbom do ano

a)Criação do blog "Mestrado em Piadas Secas" - 2 votos
b)Composição da letra e música para "Natal no Blog" - 2 votos
c)Oferta de um urinol como prenda de Natal ao TRAlves - 1 voto
d)Nulos - 1 voto

Porky disse...

Sra.Sofia, não percebi muito bem a razão de querer ser "editora oficial" do wiki, mas por mim, tudo bem! Pode editar os ficheiros todos. Como o wiki guarda histórico, se alguém não gostar das alterações sabe a quem deve aleijar.

Pode mexer nos meus textos. Em todo o caso, eu costumo ser cuidadoso com o português. O que lá está neste momento foi um copy-paste feito à pressa.

RJT disse...

Eu tenho umas ideias para meter no wiki, mas como hoje tenho realmente bastante trabalho (ainda por cima trabalho de informático), não vou mexer nisso já.

Sofia Bento disse...

O sr. Anonymous acabou de me estragar as contas! Mais logo recalculo!

RedScout disse...

Estragou as contas porquê? Se não está nos cadernos eleitorais não pode votar!

Unknown disse...

Pois como anónimo não sei se devia contar, mas as votações não deveriam ser aceites apenas pelos "posters" do blog. Mas podemos abrir uma excepção se não houver mais votações como Anonymous.

Porky disse...

Este anónimo não é anónimo porque eu sei quem é. Fui eu que disse para colocar a sua votação, mas estava à espera que ela se identificasse. Pelo que ela disse, é uma leitora assídua e por isso acho que podíamos abrir uma excepção.

Em todo o caso, Vera, se leres isto, da próxima identifica-te.

RedScout disse...

Eu não tou a dizer que os anónimos não devam contar, mas se forem anónimos, ao menos identifiquem-se...

Sofia Bento disse...

Tentativa de construção de piada seca:
Por favor, srª/menina Verokas, não o faça ... anonimamente, claro! :)
E veja lá não se engane: os "Globos de Cortiça" são noutra, nesta são os "Blosecos 2004"

Sofia Bento disse...

Para variar faltou-me a palavra nos commet anterior. Onde está "os "Globos de Cortiça" são noutra, nesta" deve ler-se "os "Globos de Cortiça" são noutra casa, nesta"

Sofia Bento disse...

:)

Unknown disse...

Saudações bloggescas:

Porque é que as votações realizadas como anónimo não devem contar?

Acho que nenhum dos participantes deste blog tem intenções de aldrabar o resultado das votações.

É a minha singela opinião... mas acho que se algum dos participantes quer ter anonimato nas votações, que tenha. Não vejo obstáculos quanto a isso.

Sofia Bento disse...

Primeiro fez-me confusão, como saberíamos se alguém tinha votado duas vezes? Depois pensei que o anónimo não era razão, porque quem o quisesse fazer, poderia fazê-lo com outro nome.
Depois voltei a pensar e pensei que as pessoas sabem disso, e pensei ainda que porque as pessoas sabem que se pode fazer isso então não tem piada fazer.
E depois destes pensamentos todos, ergo a minha voz profundamente indignada para gritar ao mundo (cuidado com os ouvidos):

"Como é? Estiveram todos à espera que eu fizesse as contas para começarem a votar???"

Irr...Sol!

ps(não indignado)- votem muito :) e que a autoridade desta casa estabeleça um prazo.

Sofia Bento disse...

E obrigada por ter votado sr. Peewee69 :)

Unknown disse...

Saudações bloggescas:

Ainda não votei porque ainda não percorri este blog desde a sua génese até à data corrente.

Acho que neste momento não tenho condições para fazer uma votação justa e ponderada, até porque não tenho tido o hábito de participar neste mestrado.

Espero futuramente contribuir com muitas "secas" para preencher o já extenso portfolio de piadas deste blog.

Sofia Bento disse...

A minha interpelação baseou-se numa técnica jornalística, cuja sigla é AOBAPEVSC, na perseguição de determinado objectivo e extremamente científica e eficaz, como se pode constastar pela sua resposta, sr. Peewee69.
Resta-me esperar vá passando por esta casa com regularidade e que, volta e meia, possamos contar consigo para o chá (café para os homens que se sentirem ofendidos).

Porky disse...

Em primeiro, essa sigla é muito grande. Mais valia dizer o que significa logo de uma vez.

Em segundo, o Sr.HeroOfTheDay teve o a amabilidade de colocar links para os nomeados, para conforto do eleitor.

Em terceiro, chá é para homens. Como diz um reclamo no bar do Sr.Vitor: "Se achas que chá é para maricas, bebe-o a ferver!"

Sofia Bento disse...

atira o barro à parede e vê se cola

RedScout disse...

Também já vi essa do chá não me lembro é onde... Além de que os homens também tomam chá: umas vezes de cevada, outras de malte ou até de parreira. Por vezes, confesso, até de cidreira, tilia e camomila...

Unknown disse...

Saudações bloggescas:

Embora o barro não tenha colado, continuo a afirmar que ainda não tenho maturidade suficiente para votar... a última vez que rectifiquei acho ainda sou considerado menor perante a lei....

Ainda sou muito inocente... :)

Porky disse...

És inocente e rectificado.

Já são duas as palavras que deprecio pela conotação sonora que podem, nas mentes que mais chafurdam em imúndícia, adquirir. São elas:

- Incubar
- Rectificar

(eu tinha introduzido a explicação, mas não creio ser necessária...)

RedScout disse...

Peewee: a idade que conta para votares é a que está no BI (já podes votar há uns bons anitos) e não aquela que aparentas ter fisica e cerebralmente. Se assim fosse, ainda agora devias andar no jardim escola...

O conteúdo deste comment pode ser considerado ofensivo pela pessoa a quem ele se destina. Mas como ninguém se interessa por isso, azar o teu.

RedScout disse...

A essas palavras podes incluir:

desabrochar - Tirar da boca

computador - Ter dores com prostitutasdisputa - Esta pode ter dois significados:
- Pedir a alguem que diga uma palavra feia
- Pedir a uma menina para falar

RedScout disse...

Agora fui eu a não acertar com as tags e os enters...

Unknown disse...

Estas ovelhas andam tresmalhadas de todo! Então não é que fazem comments no post do Wiki sobre o post das votações! Tudo bem que é o último post e dá mais jeito, mas no post do wiki havia muita coisa para falar sobre o wiki...

Peewee69: não precisas de começar todos os teus posts por "Saudações bloggescas:" :P

Porky disse...

Sr.Mestre Zarroba, tem toda a razão... não sei quem é que começou a deviar a conversa.... E mesmo que soubesse não dizia.

Unknown disse...

Saudações bloggestas:
(ok é altima vez introduzo um comentário com esta introdução)

Não considero ofensivo o facto de ser visto como um jovem com aparência e mentalidade do tipo pré escola.... porque... tipo.... é verdade!! :)

Porky disse...

Peewee! Estou contigo! Nós, os gajos adultos com cara de puto só temos uma coisa a dizer: quando tivermos todos quarenta anos, falamos.

Se o facto de termos feito a barba pela primeira vez praí na semana passada é o preço para estarmos no auge da beleza física quando toda a gente estiver com rugas, então vale a pena.

Por outro lado... digamos que o nosso auge não deve ser assim grande coisa...

Unknown disse...

... e ainda digo mais: quando nós tivermos 69 anos vocês "adultos" terão cara de quem tem 80! :p

Nota. Essa coisa de não estar no auge pode ter outras conotações mais badalhocas que agora não quero enumerar ... :)

Sofia Bento disse...

O sr. Z@ tem toda a razão. Mea culpa. Das duas uma: ou distraí-me (eu sei, é muito difícil isso acontecer a uma mulher) ou desorientei-me (eu sei, é muito fácil isso acontecer a uma mulher).
Acabei de reparar que temos um novo visual no contador. É para receber as 10 000 visitas? Será hoje?
Não, afinal não era para receber as 10 000 visitas. Era para fazer reset. Bom, de qualquer forma este contador parece-me mais fidedigno, talvez no futuro possamos falar de visitas sem o itálico.
Por outro lado, também reparei que num espaço de tempo muito curto os comentários dispararam em flecha.

sr. Peewee69, lamento discordar, mas o cavalheiro não terá razão, afinal, o sr. disse que não tinha votado como anónimo. O objectivo da técnica AOBAPEVSC, traduzida pela afirmação "E obrigada por ter votado sr. Peewee69 :)" era levá-lo a dizer algo que nos fizesse perceber se seria o sr. PeeWee69, o tal anónimo.

Sobre o wiki, estava a pensar se poderíamos colocar as piadas secas por categorias. Em cada categoria poder-se-ía fazer uma abordagem sobre o contexto e características que levam a piada a ser colocada ali. Mas sinto-me ainda um pouco desorientada sobre como catalogá-las.

RedScout disse...

O contador é um pouco mais fiável, ou não. Facilmente se influência a contagem se não lhe dermos bolachas...

RedScout disse...

Após ter carregado no publish, comecei a pensar e fiquei com a ideia que influência estava mal escrito.
De facto, está mal escrito. Conforme eu escrevi, influência, é um substantivo e não era nada disso que eu queria. Eu queria referir-me à terceira pessoa do presente do indicativo do verbo influenciar e deveria ter escrito influencia.
As minhas desculpas pelo erro.

Sofia Bento disse...

Um grande :) para o RedScout!

Unknown disse...

Eu não sou a pessoa que assumiu anonimato nas votações.
Lamento desiludir :)
O "AOBAPEVSC" não resultou da maneira esperada.

ps. Não costumo ser tratado por senhor nem muito menos sou conhecido por cavalheiro, mas obrigado pela confiança :). Não são necessarias tantas cordialidades. Basta tratarem-me simplesmente pelo nick. É mais facil e directo. "Keep it simple!!"

Unknown disse...

Oh Sofia realmente ninguém te compreende...
Das duas três, como se costuma dizer, ou não ligas a ninguém e continuas a chamar toda a gente por sr e cavalheiro, ou deixas de tratar as pessoas por sr e cavalheiro e madame e etc.
Eu pessoalmente, ao contrário dos outros, preferia que continuasses com forma original. Faz parte da mística...

Unknown disse...

Cara Sofia, estamos a precisar de si no Wiki... aquilo falta lá sumo...

Porky disse...

O wiki tem duas novas secções:

Blossecos: Apresentação dos membros do blog.

Downloads: para desperdiçar largura de banda com as nossas parvoíces. Está lá o trailer de natal.

PS: já domino um bocado melhor o wiki, por isso estão à vontade para ir fazendo sugestões.

Sofia Bento disse...

Caro sr. Peewee

Não desilude porque a AOBAPEVSC resultou da maneira esperada. Aliás, qualquer que fosse a sua resposta resultaria sempre.
Analisemos a questão. Depois de nos termos deparado com a votação do sr. Anónimo, o sr. Peewee colocou um comment sobre o assunto.
Como em qualquer ramo científico, fugimos das perguntas gerais, que normalmente não são passíveis de resposta e concentramo-nos na divisão da matéria. Assim, a questão não era "Quem é o sr. Anónimo?", mas sim "Será o sr. Anónimo o sr. Peewee?"
Para tentar saber esta resposta utilizei a referida técnica. "Fingi" acreditar que tinha sido o cavalheiro e elogiei-o.

Isto costuma resultar muito bem. Quando não sabemos quem fez determinada acção, mas temos uma possível pista, assumimos que foi ela e tentamos refutar... ou não.
Daremos um exemplo:

Imaginem que alguém abriu uma torneira. Imaginem que encontram alguém perto da torneira aberta. Utilizem a técnica: dirijam-se à pessoa e digam "Obrigada por ter aberto a torneira", se forem do sexo masculino digam "Obrigado por ter aberto a torneira".
Se a pessoa não tiver aberto a torneira vai sentir-se mal por estar a receber um obrigada/o por algo que não fez e dirá que não foi ela. Se tiver sido ela, dirá simplesmente "de nada".

Assim, saberemos se foi ela ou não. No último, caso poderemos refutar a possibilidade de ter sido aquela pessoa, o que é extremamente importante porque assim ficaremos apenas com uns milhares-1 de pessoas que poderiam ter aberto a torneira.
Não é por acaso que os cientistas formulam hipóteses e para as comprovarem tentam refutá-las (ver Popper).

Claro que isto só resultará se a pessoa estiver de boa-fé. Como o sr. Peewee é, neste momento, com certeza um conjunto de caracteres no meu ecra, e com algumas dúvidas alguém que conheço (terei de confirmar isto com outras fontes) não tenho nenhum dado que me permita sequer suspeitar de que a resposta que deu não seja verdadeira.
Por isso, repito, mais para sublinhar o processo científico deste mestrado do que para afirmar uma crença minha, que a técnica resultou e que sei que o sr. Anónimo não é o sr. Peewee.


Last but not least

Uma palavra de apreço para o grande mestre desta casa, sr. Z@ (permita-me a intimidade deste trato)
Não há necessidade de confirmar a elevação do espírito do nosso mestre, mas se houvera, bastara ler as suas intervenções nesta casa.
É verdade, realmente ninguém me compreende. Suspeito que só o espírito elevado do cavalheiro consiga perceber na totalidade o que digo e, principalmente, o que não digo.
Só o sr. Z@ nunca questionou a forma de tratamento que utilizo como forma de simpatia e, até, carinho, e fez mais, continuou a tratar-me como Sofia. Isto significou muito para mim porquanto explicita que compreendeu a mensagem que eu quis passar. O meu sincero obrigada. Um mestre é sempre um mestre.
É isso mesmo, "Faz parte da mística", e, ao mesmo tempo, faz das pessoas, a quem aplico tal forma de tratamento, dizia eu, faz das pessoas seres que considero de forma muito especial.
Seguirei o primeiro conselho do cavalheiro e continuarei na minha demanda.

Brevemente, dedicarei mais tempo ao wiki.

Unknown disse...

Contra factos não há argumentos...
:)

Sofia Bento disse...

Confirma-se: conheço o sr. Peewee.
:)

Porky disse...

Toda a gente conhece a Sra.Sofia menos eu e o RedScout...

Diz lá Sr.Peewee, numa luta entre mim e a Sra.Sofia, quem ganharia?

RedScout disse...

TRAlves, tenho uma ideia: Vamos raptar todas as pessoas que conhecemos e que conhecem a Sofia. Para as libertarmos a Sofia terá de se apresentar a nós... Que achas da ideia?

P.S. Podemos começar pelo RJT daqui a pouco no cófi breique.

Porky disse...

Tratando-se destas pessoas, tinhamos que fazer a coisa de outra maneira:

Raptávamos todas e ameaçávamos soltar uma de dia em dia até que a Sra.Sofia nos fosse apresentada.

Estou desconfiado que a Sra.Sofia viria nem que fosse a correr descalça.

Unknown disse...

Ou então tomava o sequestro como elogio e ficava toda contente e não aparecia :)

Agora a falar a sério, parece que sou eu, mais uma vez, que tem de resolver o assunto. Que tal marcar um jantar para a entrega dos prémios? Fica desde já dada a data do fim do mês como prazo para votar e nos primeiros dias de Fevereiro fazemos um jantar para entregar os prémios. O que acham?

RedScout disse...

Agora lembraste-me aquela que nem é seca mas que como já vai cá no fundo dos comentários, ninguém vai ler:

No tempo da Manuela Ferreira Leite, ia eu um dia pela A8 quando me deparo com um engarrafamento. Acidente, pensei eu. Passado um bom tempo, chegam uns senhores ao pé de mim que me dizem:
- A ministra das finanças está desesperada com as dívidas e atravessou um camião no meio da estrada e ameaça quiemar-se viva senão arranjar dinheiro rapidamente para o próximo Orçamento de Estado. Então nós estamos a fazer uma colecta.
- E já conseguiram muito?
- 6790 l gasolina, 5730 l gasóleo, 5235 caixas de fósoros e 5334 isqueiros.

Porky disse...

Acho muito bem! Ainda bem que podemos contar com o olhar protector e orientador do Mestre Zarroba.

A discussão do jantar devia continuar aqui nesta thread. Assim sabíamos que só as pessoas que lêem mesmo o blog é que iam :D... ou não.

RedScout disse...

Concordo. Toca a sugerir dias :)

Unknown disse...

Ou então podemos começar todos a usar a sério o wiki que tem lá uma secção para eventos...
Estou a ver que o wiki e o blog têm de ser melhor integrados...

Unknown disse...

O jantar podia ser marcado para o dia ou para a véspera do Carnaval.
Poderia ser um jantar mitico onde todos colocariamos de lado as máscaras que foram sendo construidas neste blogspot.

Sofia Bento disse...

A srª Sofia esteve retida no estúdio.
Por isso só agora voltou para ler os comentários entretanto gerados.
Sobre a ideia sugerida pelo sr. RedScout e apoiada pelo sr. TRAlves, irei responder a este último de forma a que o primeiro perceba também, já que o sr. RedScout me parece um rapaz mais razoável.

Caro Sr. TRAlves:
A Sra.Sofia iria a correr, iria... mas para lhe dar um valente puxão de orelhas!

Sofia Bento disse...

E o sr. HeroOfTheDay faça o favor de, brevemente, dar um arzinho da sua graça para responder à pergunta:
O que são os prémios?

Porky disse...

Vês, RedScout? O meu plano funciona!

Sofia Bento disse...

Oriente-se, sr. TRAlves, oriente-se!

RJT disse...

Os prémios têm que ser algo que lembre a baixa humidade. Eu sugiro qualquer coisa com areia.

RedScout disse...

Piadas secas... e porque não oferecer frutos secos? ou flores secas?

RedScout disse...

Peewee, desculpa mas desta vez o 69 é meu :P

RJT disse...

Frutos secos... parece-me bem. Grandes Prémios Nozes de Ouro

Unknown disse...

Raios... falhei o comment nr 69...
:(