segunda-feira, dezembro 13, 2004

Belenenses-4 Benfica-1, razões para uma derrota anunciada

Boas noites, caros amigos blosequistas.

Como vem sendo habitual nos últimos tempos, o Benfica jogou muito mal. Só que desta vez perdeu. Dediquei algum tempo à procura de razões para esta derrota e apercebi-me que de facto haviam demasiadas coisas contra nós e era difícil fazer melhor. Nomeadamente:

1 - Jogou o Argel.

2 - Jogou o Amoreirinha.

3 - Jogaram o Argel e o Amoreirinha ao mesmo tempo. Tínhamos portanto um quarteto defensivo constituído pelo João Pereira e o Fyssas. Este último, campeão europeu pela Grécia no longínquo ano de 2004, lesionou-se no início da segunda parte, logo quando o Benfica se preparava para começar a jogar e recuperar dos 3 golos de desvantagem. Azar. Azar, o Karadas (reparem no belíssimo trocadilho)!. Mas falando a sério, foi pena, até porque o Fyssas, tanto tendo contribuído para o avolumar do resultado, ia ser a peça número 1 na recuperação.

4 - Não estava a chover.

5 - O Jorge Coroado teve de ir à casa-de-banho no intervalo do jogo, precisamente na altura em que o chamavam para comentar a actuação do árbitro.

6 - O nosso conceituadíssimo treinador, Giovanni da Trampa Toni, nesta altura ascendente da sua carreira (no sentido em que o Céu fica para cima), parece ter-se tornado numa mistura entre um doente de Alzheimer (que se calhar até é) e Ministro da Informação Iraquiano. Fiquei com esta ideia depois de o ter visto, durante a semana, dizer que a moral estava em alta. Vindos de uma exibição horripilante contra o Estoril, sem poder contar com Miguel, Luisão, Manuel Fernandes, Ricardo Rocha e Nuno Gomes (5 dos habituais titulares), entre outros, e tendo, por isso, de apresentar João Pereira, Amoreirinha, Argel e Fyssas, uma defesa rotinadíssima, contra o Belenenses (adversário fraquíssimo a jogar em casa, pois claro), havia razões para a moral estar em baixo?
Eu até acho que ele está sempre a dizer que o campeonato é longo para nos manter a moral alta (como ela está, obviamente, desde há 10 anos atrás). Só que a jogar assim, o facto de o campeonato ser longo não é bom. É mau. Muito mau. É que caso não tenham reparado, os estádios já não andam lá muito cheios. Se o Benfica continuar a jogar assim, arriscamo-nos a chegar ao fim da época com assistências negativas (sim, porque ninguém se lembrou de proteger o programa contra isso!).

7 - Eles têm o Pelé.

8 - O nosso guarda-redes suplente joga na Selecção A, enquanto que o titular não.

9 - O nosso adversário de hoje tem uma enorme vantagem sobre todos os outros clubes da SuperLiga. É que os seus adeptos podem ser tratados pelo mesmo nome do clube, mais ou menos. É que nós não somos Os Benficas, mas eles são Os Belenenses.

Por tudo isto e muito mais, parece-me claro o porquê de termos perdido este jogo. Sobretudo pelas razões 8 e 9.

E quem não perceber o que é que este post está a fazer num blog sobre piadas secas, que repare na razão número 4.

10 comentários:

Unknown disse...

Realmente não sei o que dizer em relação a esta situação a não ser um lacónico "Temos pena...." (ou não). Eu realmente lembro-me no ano passado de estar num jogo da Briosa contra o moreirense, salvo erro, em que perdemos 3 a zero, e realmente a sensação de impotência daria para desvaneios deste género...

RedScout disse...

Não me vou por aqui a festejar (YES) nem com saltos de alegria (Yupi) em respeito aos membros Benfiquistas deste blog. Além de que este blog não é sobre futebol. Apenas um reparo ao ponto 4: Sim, estava a chover...

RJT disse...

Eu gostava de dizer qualquer coisa simpática, mas acho que seria incapaz de produzir um texto que não fosse profundamente sarcástico.
Para além disso, não é que o meu clube esteje melhor...

Porky disse...

Realmente a defesa esteve muito mal... não sei como é que deixaram entrar aquele golo.

Não me posso promunciar acerca do jogo, não só porque não o vi, mas porque não percebo muito de futebol. Em todo o caso foi um comentário bastante seco. Cada um tem o direito de divagar acerca dos assuntos que mexem com o seu interior. Uns é urinóis e outros ficam-se pelo benfica...

Paulo Sacramento disse...

Eu nem vi o jogo. Aliás, não vejo um jogo completo do Benfica há muito tempo. Da Uefa, em 4 jogos, vi um bocadito de nada do Heerenveen e um bocadito de nada do D. Bucareste.
Para o campeonato, vi o 4-0 ao Setúbal (que ainda hoje me pergunto como foi possível) todo e acho que foi caso único. Com o Porto, por exemplo, não vi absolutamente nada (ao que parece, tal como o árbitro :)).

O que se passa é que o Benfica, sendo o meu clube, tem de ter um elevadíssimo potencial gerador de piadas secas! E tem. Se não tivesse, eu não era do Benfica. Aliás, acho muito estranho porque é que vocês também não são...

RedScout disse...

Vale e Azevedo, Vilarinho, Vieira, Veiga... O Benfica anda com alguma atracção especial pela letra V. Mas parece que, mesmo assim, estão a deixar fugir a Vitória...

Paulo Sacramento disse...

Então e o trabalho que eu tive para explicar à minha irmã que o Once Caldas não era uma equipa da Caldas da Raínha que só tinha 11 jogadores?
Agora que falo nisso, o Benfica ontem é que jogou com um 11 que parecia o do Caldas...

RedScout disse...

Temos de ter cuidado. O país está a ser assolado por sismos. Depois de um de intensidade 4.1 com epicentro no Restelo, tivemos um de 5.4 com epicentro a oeste de S. Vicente.

Unknown disse...

Só tenho uma coisa a dizer em relação ao comment do RedScout: GRANDE!

RedScout disse...

É grande mas não é pra ti...