quinta-feira, dezembro 16, 2004

National Geographic

Exploradores encontraram numa das suas ultimas incursões pela selva africana um canibal vegetariano. O referido indivíduo só come plantas dos pés, raízes de cabelos e tomates!

2 comentários:

Unknown disse...

Ora aqui está mais um bom, diria mesmo óptimo, exemplo de uma piada seca assente em trocadilhos linguísticos. Dentro desta categoria de piadas secas há dois tipos identificado até agora: os trocadilhos semânticos e fonéticos. Os trocadilhos semânticos "trocam" o significado das palavras ou expressões, o que é obviamente este o caso ao subverter o significado da palavra vegetarianos e das metáforas que se usam para designar certas partes do corpo (plantas, raízes e tomates). Os trocadilhos fonéticos baseiam-se em palavras que soam de maneira semelhante, e neste caso é muito frequente fazê-lo em diferentes línguas (os exemplos mais comuns são aqueles dicionários que se recebem por email de, por exemplo, madeirense-inglês). Os trocadilhos semânticos são os que dão azo às piadas técnicas uma vez que a essência da piada baseia-se em conceitos técnicos só conhecidos por quem está no meio. Uma excelente piada já postada anteriormente junta estas duas categorias de trocadilhos. A piada que pergunta o que são 8 bifes sendo que a resposta são 1 byfe aposta na semelhança fonética entre bife e bit, e na transposição dos conceitos de bit para bife devido a essa semelhança.

RedScout disse...

Zarroba disse:
A piada que pergunta o que são 8 bifes sendo que a resposta são 1 byfe aposta na semelhança fonética entre bife e bit, e na transposição dos conceitos de bit para bife devido a essa semelhança.

Não acredito que tenhas construido uma frase tão grande só para classificares a piada do byte. No entanto tens de rever o português (...a resposta são 1 byfe...)

Ainda na linha de palavras (ou expressões) que podem ter vários significados:
Um casal de namorados vai com a mãe dela fazer uma viagem. Ao chegar à estação de comboios a mãe prepara-se para ir comprar o seu bilhete mas a filha diz-lhe:
- Não é preciso que o João ontem já tirou os três!