sexta-feira, setembro 09, 2005

Um buraco na teoria

(Peço desculpa a quem tem convicções diferentes)

Pensa-se hoje que o Universo terá surgido há cerca de 13.7 biliões de anos +/- 200 milhões. Nessa altura, toda a matéria que dele faz parte ainda hoje estaria condensada num ponto extremamente maciço e pequeno. Por razões ainda não totalmente compreendidas, a certa altura esse ponto explodiu de uma forma catastrófica e começou a expandir-se. A esta explosão chama-se Big Bang.

A partir do caos resultante dessa explosão começou a surgir ordem em diversas formas. A matéria foi-se agrupando em galáxias formadas por qualquer coisa como entre 10 milhões e 1 trilião de estrelas cada uma. Estima-se que existam qualquer coisa como 100 biliões de galáxias no universo visível. As galáxias vêm em três tipos: elípticas, espirais e irregulares. Dentro das galáxias, existe uma espécie de maternidade de estrelas a que se chama nébula. Nas nébulas vão-se formando estrelas novas.

Uma desses 100 biliões de galáxias chama-se Via Láctea e é uma galáxia em espiral. Num dos seus braços exteriores mais pequenos, o Braço de Orionte, bem longe do centro, existia uma nébula, a Nébula Solar, que se pensa ter dado origem ao nosso Sol e ao associado Sistema Solar. Este sistema era originalmente um disco achatado. O Sol, uma estrela de categoria G2, encontrava-se no centro e à sua volta orbitava matéria que se foi agrupando e formando planetas e satélites. A um desses planetas, o 3º a contar do Sol, chamamos Terra e é onde todos os seres humanos vivem. Não se conhece vida em mais lado nenhum do universo, embora se pense que é provável que ela exista (seria um enorme desperdício de espaço!).

A Terra terá surgido há 4.57 biliões de anos. Por razões também não totalmente compreendidas, 1.5 biliões de anos depois, portanto há cerca de 3 biliões de anos, surgiu a vida na Terra. Depois, durante um longo e muito lento processo, a vida foi evoluíndo para formas mais complexas. Há 280 milhões de anos terão surgido os primeiros animais terrestres e há 225 milhões de anos, os dinossauros.

O reinado dos dinossauros na Terra durou muito tempo. Cerca de 150 milhões de anos. Até que, não se sabe exactamente porquê, mas acredita-se que devido a uma colisão violenta de um asteróide com a Terra, todos eles desapareceram. Isto foi há 65 milhões de anos. O que se seguiu foi uma espécie de Inverno global, em que a atmosfera ficou tão suja que a luz do Sol tinha dificuldade em penetrar, tornando a superfície fria e escura, não muito propícia à vida. As formas de vida que sobreviveram, uma vez recuperada a Terra, continuaram a evoluir e há cerca de 5 milhões de anos surgiu aquilo a que se pode chamar o primeiro humano. Era diferente de nós, mas nosso parente. Apenas há 300 mil anos surgiu o Homem de Neandertal, este sim um humano parecido connosco. Desde esse tempo até hoje, a Terra tem vivido Eras glaciais, mortes em larga escala, nascimento e morte de impérios, nascimento e morte de muitos seres humanos. Há 3500 anos, um desses impérios, o egipcío, construiu as pirâmides. Há 2000 anos, um homem morreu pregado a uma cruz por ter dito como seria fixe de todos nos déssemos bem uns com os outros (isto não é meu :-)).
Há 23 anos, eu nasci. O ano passado nasceu este blog...

Esta bonita teoria consegue explicar quase tudo satisfatoriamente. Mas há poucos dias, um dinossauro ressuscitou e desde então todo o Evolucionismo foi abalado.

E ainda há quem diga que Soares é fixe...

5 comentários:

caty disse...

devo confessar k li o post apenas na diagonal.... mas uma pessoa a pensar k este pessoal tá a trabalhar, afinal tá a escrever posts tamanho lisboa-porto!!....

RedScout disse...

Este deve ser aí do tamanho Milão-Palermo ou coisa assim parecida...

Talk Talk disse...

E é o serviço público no mundo dos Blogs!!
Um abraço

Sergio disse...

Eu acho que os nossos filhos ou netos vão ter de gramar na escola com "MÁtéria" sobre M. Soares, em disciplinas como, história, biologia ou ciências naturais, e outras que agora n me lembro. Já é frequente, penso eu, ele aparecer nos livros de história devido ao 25 de abril, mas certamente vai conquistar mais áreas. Não queria ser muito mau, mas poderão vir a falar dele nas disciplinas de ecologia e ai será classificado como algo que polui o meio ambiente, enfim como a maioria dos politicos.

TRAlves disse...

" E é o serviço público no mundo dos Blogs!!" foi a frase proferida pelo amigo Talky Talky (permita-me a inimidade de lhe chamar amigo e diminuir o seu nick para uma espécie meio de comunicação sem fios obsoleto).

Confesso que quando o ouvi chamar este blog de "serviço público" senti uma miscelânea de emoções que se atropelavam umas às outras como crianças a tentar entrar em primeiro no autocarro escolar: um calafrio, indignação, ódio, clarividência, orgulho, e comichão na verilha direita.
Em primeiro foi o choque inicial de ver este blog ajectivado com algo tantas vezes conotado com programas de entretenimento para reformados ou com o intuito de formar e informar o pobre telespectador (basicamente, dizer-lhe o que é que ele deve pensar). Senti-me ultrajado já que este blog não serve para informar, nem para entreter avozinhas. Antes pelo contrário, pretendemos espalhar o caos e a desordem, principalmente em netinhas no auge dos seus vintes anos. Como deve compreender, odiei-o com todas as minhas forças a pontos de querer mata-lo de todas as maneiras possíveis em ordem crescente de infligimento de dor.
Mas depois ocorreu-me uma coisa: este é O verdadeiro serviço público. Ah! Se tudo o que aparece na TV e rádio fosse como este blog... é que somos mesmo bons!

Depois cocei os tomates e fui ver televisão.