segunda-feira, setembro 26, 2005

Estes suecos são loucos!

São de outra carne
Eu com t-shirt, camisa, camisola e casaco, na rua, à noite.
Ao lado uma sueca de alcas [ainda não consegui descobrir o c cedilhado!]!!!

Objectos perdidos
Que objectos são mais fáceis de encontrar nas ruas de Uppsala?
Luvas e pecas de bicicleta!

Regras de Trânsito em Uppsala
Um peão na passadeira sem semáforos tem de esperar que os automóveis passem. Mas se tiver um gajo com uma bicicleta ao lado, de certeza que os automóveis páram!
As bicicletas têm sempre prioridade. Sempre. Mesmo se o semáforo estiver vermelho para elas.

Clothes ou vaidade
Três suecos. Calcas de vinco, gravata, casaco, fato, portanto. Sapatos de sola.
They must go to a party!
Uma festa muito formal.
E como vão? De bicicleta!!!


O que se leva na bicicleta?

O computador, a viola ou os tacos às costas.
A carteira num cesto, de lado.
Os bébés num assento atrás.
O cão embrulhado num cobertor no cesto da frente!

Luzes
Se vocês chegarem a casa à noite é natural que queiram acender a luz da sala ou do quarto ou da cozinha.
Os suecos quando chegam a casa acendem os candeeiros que têm nos parapeitos interiores das janelas! hello everybody outhere in the street, i'm home!

Jump in the water!
Claro que o estacionamento é um inferno! Estacionamento de bicicletas, bem entendido!
Rio. Dezenas de bicicletas encostadas ao muro e à ponte.
resultado?
4 ou 5 lá em baixo, na água!
Se bem que olhando para o amontoado de bicicletas é um pouco díficl perceber se alguém as empurrou ou se elas resolveram suicidar-se.

Estocolmo
Se disserem a vários suecos que vão visitar Estocolmo, a resposta é invariável:
"you must visit Vasa"
dentro do vasa:
um amigo - 1628! pff! nós em 1500 já fazíamos isto! quer dizer, não sei o tamanho das nossas caravelas, mas já fazíamos isto!
eu - sim, mas não tens nenhum num museu, pois não?
o amigo - palhacos!


Café ou o que eles chamam de café

Os suecos só bebem café. estão sempre a beber café. A sorte deles é que o que bebem mais parece um chá fraquinho de café.
eu queria ver um sueco depois de tomar um café em Portugal, queria, queria!

os suecos
um amigo - então, e os suecos?
eu - os suecos o quê?
o amigo - como é são?
(como o tom não me pareceu filosófico achei melhor confirmar)
eu - são como? enquanto povo?
o amigo - não, pá, enquanto homens!
eu - ah!, bem há os louros e os morenos.
o amigo - e então?
eu - os louros parecem capa de revista, anúncio pindérico de perfume, são todos demasiado vaidosos
o amigo - e os morenos?
eu - os morenos são normais, nada de especial.
o amigo - uns palhacos!

as suecas
mães de família muito cedo. vaidosas! tudo o que é bijuteria tem de ter brilhantes como se não houvesse amanhã. decotes, saias muito finas, alcas, enfim, o frio é psicológico, o que conta é a "vestimenta"

Gato

o gato é o símbolo de Uppsala. curiosamente, ainda só vi um gato. ao anoitecer, junto ao rio, vermelho. sim, não devia ser vermelho. mas foi o que vi.
a propósito, se vierem à suécia, esquecam a cerveja ou tragam daí.


Elvis ou ABBA?

eu a pensar que ía ver e ouvir ABBA por todo lado e nada. Até agora só ouvi ABBA numa loja em Estocolmo e o anúncio do MAmamia, num autocarro.
Em compensacão, pelo menos em Uppsala, é fotos e cartazes do Elvis nas janelas dos bares e lojas por todo o lado!

os punks
reúnem-se à sexta-feira com um rádio na mesa do parque mais perto do cemitério!

sextas
é o dia de festa nas nations (tipo repúblicas) com a diferenca que todo o estudante pertence a uma. bebem cerveja que compram a menos de metade do preco, entoam cânticos, têm um parecido com o nosso fra.

29 comentários:

RedScout disse...

Bem menina Sofia, grande lençol de texto... :)
Estou a ver que está a gostar da Suécia, veja lá se ainda se muda de malas e bagagens para aí!

Sofia Bento disse...

Estou a pensar seriamente nisso, sr RedScout.

RedScout disse...

Isso inclui todas as pessoas que foram consigo? Ou apenas a menina?

Porky disse...

O post tem muitos espaços em branco. Dá um trabalhão andar com o scroll para baixo. Eu tinha alguma coisa mais para dizer, mas entretanto devo-me ter esquecido.
Quero fotos de suecas!

Sofia Bento disse...

O sr. TRAlves tem toda a razão. Os utilizadores não gostam nada de scroll bars.

Quanto ao sr. RedScout, pode ficar descansado. É mais provável a Paula ficar, do que eu.
Ainda de manhã, ouvi a Sofia, a professora que trabalha com a Paula dizer-lhe, depois de umas sugestões que essa miúda irritante deu para o webcourse:
"Oh, Paula! We need you here! You must stay with us!"

Porky disse...

(8)Tenho toda a razão! Tenho toda a razão!(8)

Sofia Bento disse...

OOOOOOhhhhhh... foi um lapso! Foi uma catástrofe! Eu não estava em mim! É do frio que faz aqui!
Não tem nada toda a razão! Tem um bocadinho, vá!

Gabriel Oliveira disse...

Eu gosto de scroll bars. Principalmente se, com isso, o Sr. TRAlves deixar de ter TODA a razão.

Gabriel Oliveira disse...

(mas de facto, umas fotos de umas suecas jeitosas iriam, seguramente, tornar este blog - ou as nossas caixas de correio - muito mais joviais. Nisso o camarada tem toda a razão!)

RedScout disse...

E isso é razão para ficar descansado, menina Sofia? Bem pelo contrário, bem pelo contrário!

Quanto ao facto de TRAlves ter razão é obviamente o acaso de alguma raridade de os planetas estarem alinhados ou coisa assim parecida...

Sofia Bento disse...

Pois, estou a ver que essa miúda irritante é muito requisitada :P

Suecas? nop, acho que não, tenho fotos de portugueses e de uma espanhola. Depois tenho fotos de livros, salas, casas, ruas, árvores, folhas, barco que esteve cerca de 300 anos no fundo do mar... servem?
Também, para que haveria eu de tirar fotos a suecas? Se queriam deviam ter pedido. Antes de vir, as únicas coisas que me pediram foram um lápis e um sueco jeitoso.
Eu mando-vos o link quando arranjar maneira de publicar as fotos.

Sofia Bento disse...

E à Paula pediram que voltasse para Portugal depressa.

Paulo Sacramento disse...

Eu tenho muitas fotos de suecas no meu portátil de quando estive em Lund. Mas se calhar lesbianismo não é adequado a este site...

(Ah, naquela foto que eu pus noutro dia da táctica "tudo ao molho e fé em Deus" estão lá várias suecas)

RedScout disse...

Tens razão Hero, lésbicas só iam aumentar o número de visitas ao blog, para além de que as imagens devem ser indecentes e imorais e... TAS À ESPERA DE QUÊ?

RedScout disse...

Acho que vou levar nas orelhas... :P

Anónimo disse...

Hum?!

Anónimo disse...

Como é que é? Acho que ouvi mal...

RedScout disse...

Eu bem disse que ia levar nas orelhas...

Paulo Sacramento disse...

Bom, a pedido de muitas famílias, aqui vai:

Camilla e Maria

A Maria com não sei quem...

A Camilla e Maria, outra vez

A E a não sei quem com a Camilla

Diga-se de passagem que nenhuma delas é lésbica.

RedScout disse...

Eu até comentava as imagens mas, como não as vi nem vou ver, sob pena de ainda levar mais nas orelhas...

Sofia Bento disse...

Quando me pediram um sueco jeitoso era para mim. Vou comecar a pensar nisso! Os suecos parecem não ter problemas com relacões interpessoais. Talvez não estejam sempre obcecados com a procura de, com rótulos ou definicões de relacões.
Nice pictures, Mr Day.

Gabriel Oliveira disse...

Enfim, alguma arte neste site. Obrigado pela beleza das imagens, hero!

Gabriel Oliveira disse...

(Sofia: portuguesas e uma espanhola? Hum... isso pode ser interessante, também!)

RJT disse...

Bravo!

RJT disse...

Por falar em Suecas:

Three Swedish switched witches watch three Swiss Swatch watch switches. Which Swedish switched witch watch which Swiss Swatch watch ?

RedScout disse...

Sr. RJT, essa já estava aqui. Só não se sabia a nacionalidade...

Paulo Sacramento disse...

Ainda que seja um assunto obviamente melindroso, eu acho que a frase está gramaticalmente incorrecta. Devia antes ser (admitindo que existe tal como uma switched witch):

Three Swedish switched witches watch three Swiss Swatch watch switches. Which Swedish switched witch watches which Swiss Swatch watch switch?

RJT disse...

Sim, a correcção parece-me pertinente.

Sofia Bento disse...

AAAAhhhhh!
Agora com a correccão, sim, percebe-se. De repente tudo fez sentido! :D