quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Sobre as campanhas Anti-Racismo....

Estou indignado!
Ontem, numa atitude louvável, a selecção portuguesa estreou o equipamento de uma campanha Anti-Racismo da Nike. Mas se olharem bem para as camisolas reparam que não há nenhuma mensagem anti-racista, antes pelo contrário, há sim uma mensagem de segregação racial. Porquê? porque as camisolas são metade brancas e metade pretas! Há maior mensagem de segregação racial do que esta? Os brancos para um lado, os pretos para o outro! E como se isto não bastasse e o tamanho importar, os calções eram pretos!
Não tinha muito mais lógica uma camisola cinzenta, símbolo de uma mistura entre raças? Ou mesmo muito mais sentido faria uma camisola à Boavista! Quadrados brancos e pretos misturados a viver em paz e harmonia, juntos na vitória e na derrota.

Como diria o outro: "I have a dream...."

4 comentários:

Paulo Sacramento disse...

Para mim o pior, pior mesmo, foi que eles não jogaram uma merda.
E eu discordo do cinzento, porque a maior parte dos chamados brancos, na verdade são castanho claro e a maior parte dos chamados pretos, na verdade são castanho escuro. Por isso, a mistura devia ser castanha e não cinzenta. Daí o facto de ser grave não se ter jogado uma merda.

RJT disse...

Eu não diria que os brancos são castanho claro... É mais algo entre o cor-de-rosa e o amarelo pálido, dependendo do tipo de branco.
Aquele equipamento era ainda ofensivo para os árabes, chineses, índios, indianos, e tantas outras variantes dessa palete viva que é a espécie humana.
Para além dos humanos, não esquecer os marcianos e os sportinguistas, que também não estavam representados.

Unknown disse...

Eu já não queria ir para o facto de apenas duas raças estarem representadas. Estas duas raças representam, no fundo, a maioria do universo dos jogadores de futebol, o que reforça ainda mais as minhas suspeitas de que esta campanha é uma campanha para fomentar o racismo, se bem que dissimulada.
Quanto ao facto de a selecção não ter jogado nada acho que se deve ao facto dos jogadores da selecção também se terem apercebido deste facto e terem ficado incomodados (pelo menos é uma boa desculpa...).

RedScout disse...

Mas toda a gente já sabe que a selecção não joga nada nos jogos particulares contra as pequenas equipas. São daqueles factos que ninguém sabe explicar porquê e que ninguém consegue mudar.

OT
Hoje o taxista era 'quase' um condutor normal. Fiquei admirado...