quarta-feira, agosto 24, 2005

Algo na história dos smileys correu muito mal

O smiley, ao que parece nasceu em 19 de Setembro de 1982. Inicialmente, só se pensou nos clássicos :-) e :-( para denotar alegria e tristeza respectivamente, mas rapidamente surgiram inúmeras variantes como ;-) para piscar o olho, 8-) para quem usa óculos, B:-) para quem tem os óculos na testa ou :-{) para quem usa bigode. A ideia é que uma pessoa pode inclinar a cabeça para a esquerda e ver algo que se assemelha de alguma forma ao que o conjunto de caracteres pretende representar.

Mais tarde, começou a parvoíce. Foi no dia 18 de Outubro de 2004. Ah, não, espera, isso foi o dia em que nós aparecemos. Bom, dizia eu que começou a parvoíce. E então apareceu o :-)-8, que pretende demonstrar uma rapariga avantajada no que aos seios diz respeito, :-[ para os vampiros, :-)~ para quem se está a babar, :-~) para quem se está a ranhosar, :^) para quem tem o nariz partido, :=) para quem tem dois narizes, O :-) para quem é um anjo e outros exemplos nos quais a inclinação da cabeça para o lado esquerdo já se revela menos esclarecedora, embora ainda seja possível, na maior parte dos casos distinguir os olhos e a boca, pelo menos.

Depois, houve alguém que se lembrou de pedir a um nerd para fazer um smiley e então ele inventou isto C=}>;*{)), que, como é óbvio, representa um cozinheiro bêbado e satânico com um capachinho que está a ser levantado por vento que vem de baixo,
com bigode e duplo queixo (um papo, vá lá).

Até que chegou a parvoíce suprema: a Microsoft com o seu Messenger. E foi aí que ficámos a saber que "(B) é (Y)" significa "Cerveja é fixe", que para evitar um (U) devemos dar às namoradas (K), (G) e (F), que convém (T) à família de vez em quando, e que se deres muita (8) à tua família não terás (^) no teu aniversário.

No meio desta trapalhada toda, a única coisa que se me oferece a dizer é .|.

9 comentários:

Anónimo disse...

por falar em parvoíces, um (ci) na boca sorridente de um sapo, significa o quê? a eminência do estoiro?

Sofia Bento disse...

desculpem, falhou-me o login e o i

por falar em parvoíces, um (ci) na boca sorridente de um sapo, significa o quê? a iminência do estoiro?

RJT disse...

.|. é, naturalmente, uma pessoa só com um olho, nem contente nem triste, e com um piercing no pescoço. Certo?

Sofia Bento disse...

Eu voto em "uma pessoa só com um olho, nem contente nem triste".
O piercing, a esta distância, parece-me mais um ponto final.

HeroOfTheDay disse...

A parte de só ter um olho está vagamente certa... O piercing é opcional.

RJT disse...

Pois é, não reparei nesse pormenor.
O wikipedia tem um exemplo básico interessante de um emoticon:

D:J - you just graduated at medical school, but your cat exploded

Sofia Bento disse...

é mais antigo:

"An early known instance of using text characters to represent a sideways smiling (and frowning) face is in a newspaper advertisement in the New York Herald Tribune, March 10, 1953, on page 20, columns 4–6. Promoting the film Lili, starring Leslie Caron, the ad read as follows:


Today

You'll laugh :)

You'll cry :(

You'll love <3 (heart-shaped face)

_Lili_"

No Wikipedia

HeroOfTheDay disse...

Obviamente que eu estou a falar de smileys nos computadores. Na mesma página da wikipedia, aliás, fala do sítio exacto onde eu fui buscar a data (que eu também tenho linkado no meu post).

RJT: Como interpretas esse? Cabeça grande (do conhecimento)? E língua matreira?

RJT disse...

:J parece-me ser um gajo com o nariz partido.
O D parece-me um chapéu.

Mas posso estar errado.