sexta-feira, setembro 09, 2005

Um buraco na teoria

(Peço desculpa a quem tem convicções diferentes)

Pensa-se hoje que o Universo terá surgido há cerca de 13.7 biliões de anos +/- 200 milhões. Nessa altura, toda a matéria que dele faz parte ainda hoje estaria condensada num ponto extremamente maciço e pequeno. Por razões ainda não totalmente compreendidas, a certa altura esse ponto explodiu de uma forma catastrófica e começou a expandir-se. A esta explosão chama-se Big Bang.

A partir do caos resultante dessa explosão começou a surgir ordem em diversas formas. A matéria foi-se agrupando em galáxias formadas por qualquer coisa como entre 10 milhões e 1 trilião de estrelas cada uma. Estima-se que existam qualquer coisa como 100 biliões de galáxias no universo visível. As galáxias vêm em três tipos: elípticas, espirais e irregulares. Dentro das galáxias, existe uma espécie de maternidade de estrelas a que se chama nébula. Nas nébulas vão-se formando estrelas novas.

Uma desses 100 biliões de galáxias chama-se Via Láctea e é uma galáxia em espiral. Num dos seus braços exteriores mais pequenos, o Braço de Orionte, bem longe do centro, existia uma nébula, a Nébula Solar, que se pensa ter dado origem ao nosso Sol e ao associado Sistema Solar. Este sistema era originalmente um disco achatado. O Sol, uma estrela de categoria G2, encontrava-se no centro e à sua volta orbitava matéria que se foi agrupando e formando planetas e satélites. A um desses planetas, o 3º a contar do Sol, chamamos Terra e é onde todos os seres humanos vivem. Não se conhece vida em mais lado nenhum do universo, embora se pense que é provável que ela exista (seria um enorme desperdício de espaço!).

A Terra terá surgido há 4.57 biliões de anos. Por razões também não totalmente compreendidas, 1.5 biliões de anos depois, portanto há cerca de 3 biliões de anos, surgiu a vida na Terra. Depois, durante um longo e muito lento processo, a vida foi evoluíndo para formas mais complexas. Há 280 milhões de anos terão surgido os primeiros animais terrestres e há 225 milhões de anos, os dinossauros.

O reinado dos dinossauros na Terra durou muito tempo. Cerca de 150 milhões de anos. Até que, não se sabe exactamente porquê, mas acredita-se que devido a uma colisão violenta de um asteróide com a Terra, todos eles desapareceram. Isto foi há 65 milhões de anos. O que se seguiu foi uma espécie de Inverno global, em que a atmosfera ficou tão suja que a luz do Sol tinha dificuldade em penetrar, tornando a superfície fria e escura, não muito propícia à vida. As formas de vida que sobreviveram, uma vez recuperada a Terra, continuaram a evoluir e há cerca de 5 milhões de anos surgiu aquilo a que se pode chamar o primeiro humano. Era diferente de nós, mas nosso parente. Apenas há 300 mil anos surgiu o Homem de Neandertal, este sim um humano parecido connosco. Desde esse tempo até hoje, a Terra tem vivido Eras glaciais, mortes em larga escala, nascimento e morte de impérios, nascimento e morte de muitos seres humanos. Há 3500 anos, um desses impérios, o egipcío, construiu as pirâmides. Há 2000 anos, um homem morreu pregado a uma cruz por ter dito como seria fixe de todos nos déssemos bem uns com os outros (isto não é meu :-)).
Há 23 anos, eu nasci. O ano passado nasceu este blog...

Esta bonita teoria consegue explicar quase tudo satisfatoriamente. Mas há poucos dias, um dinossauro ressuscitou e desde então todo o Evolucionismo foi abalado.

E ainda há quem diga que Soares é fixe...

4 comentários:

Catarina disse...

devo confessar k li o post apenas na diagonal.... mas uma pessoa a pensar k este pessoal tá a trabalhar, afinal tá a escrever posts tamanho lisboa-porto!!....

RedScout disse...

Este deve ser aí do tamanho Milão-Palermo ou coisa assim parecida...

Talk Talk disse...

E é o serviço público no mundo dos Blogs!!
Um abraço

Porky disse...

" E é o serviço público no mundo dos Blogs!!" foi a frase proferida pelo amigo Talky Talky (permita-me a inimidade de lhe chamar amigo e diminuir o seu nick para uma espécie meio de comunicação sem fios obsoleto).

Confesso que quando o ouvi chamar este blog de "serviço público" senti uma miscelânea de emoções que se atropelavam umas às outras como crianças a tentar entrar em primeiro no autocarro escolar: um calafrio, indignação, ódio, clarividência, orgulho, e comichão na verilha direita.
Em primeiro foi o choque inicial de ver este blog ajectivado com algo tantas vezes conotado com programas de entretenimento para reformados ou com o intuito de formar e informar o pobre telespectador (basicamente, dizer-lhe o que é que ele deve pensar). Senti-me ultrajado já que este blog não serve para informar, nem para entreter avozinhas. Antes pelo contrário, pretendemos espalhar o caos e a desordem, principalmente em netinhas no auge dos seus vintes anos. Como deve compreender, odiei-o com todas as minhas forças a pontos de querer mata-lo de todas as maneiras possíveis em ordem crescente de infligimento de dor.
Mas depois ocorreu-me uma coisa: este é O verdadeiro serviço público. Ah! Se tudo o que aparece na TV e rádio fosse como este blog... é que somos mesmo bons!

Depois cocei os tomates e fui ver televisão.